Proalcool Fest

Proalcool Fest


E-DITORIAL

FOI DADA A LARGADA PARA MAIS UM ANO DE CONQUISTAS;
esse ano fazendo 17 anos sem um título, está na hora.

OS REFLETORES SE ASCENDERAM;
nesse caso não porque o jogo foi as 4 horas da tarde do último a´sabado.

A EQUIPE MUITO MOTIVADA;
nesse caso também não, quase 33 graus em Curitiba oque animava era a Skol.

UM TIME JOVEM ABRIU A TEMPORADA;
não também, apesar de 3 atletas novos o Tatá insistiu na velha formação, e ele como titular.

NÃO DEU PRA NINGUÉM;
no futebol quase deu zebra, com um time mole e sem poder de conclusão.

TIME DE DAR ORGULHO;
quem deu muito orgulho foram a maioria dos filhos dos atletas prestigiando a partida.

ARTILHEIRO PEDE PASSAGEM;
nesse caso Egon foi de carona com a esposa, senão eu pagaria o ônibus para ele ir embora.

MEIO CAMPO VOANDO NO GRAMADO;
isso aconteceu com a bola quando passava nessa região do campo com muitos chutões.

O MUNDO ACABA EM 2012;
com esse time é bem provável.

TIME VEM REFORÇADO PARA 2012;
em média com uns 5 kg a mais cada atleta.

OTIMISTA POR NATUREZA;
lógico que não...rs
aqui é o espaço para críticas mandem as suas.

TATAZINHO - PRESIDENTE - TECNICO - ROUPEIRO

TATAZINHO - PRESIDENTE - TECNICO - ROUPEIRO

ANSELEUMA - MARKITI / CARLÃO - LATERAL PREVIDENCIA

ANSELEUMA - MARKITI / CARLÃO - LATERAL PREVIDENCIA

O PRÓPIO - NAS LENTES

O PRÓPIO - NAS LENTES

ir mãos

ir mãos

castelico

castelico

MARCELÃO - TORCIDA E ADVENTOS

MARCELÃO - TORCIDA E ADVENTOS

HORROROSO - NAS PICK UPS

HORROROSO - NAS PICK UPS

PINÁ - DO

PINÁ - DO

CAMELITRO - TODAS AS POSIÇÕES

CAMELITRO - TODAS AS POSIÇÕES

FERNANDOS

FERNANDOS


TONILADA

TONILADA

JULIO - TIO AVO

JULIO - TIO AVO

NERSO - PREFERENCIAL

NERSO - PREFERENCIAL

VICENTE - GOGÓ

VICENTE - GOGÓ

NIKA - FUTSALGROSSO

NIKA - FUTSALGROSSO

FAMILIA LIMA - VIOLINO E CELO

FAMILIA LIMA - VIOLINO E CELO

ROCHINHA

ROCHINHA

PEDRÃO - NA LOGÍSCA

PEDRÃO - NA LOGÍSCA

DJALMA - MMA

DJALMA - MMA

ZINHO - BALDES E AFINS

ZINHO - BALDES E AFINS

ÉGOS - NA BANHEIRA

ÉGOS - NA BANHEIRA

CASSIO - COM A MARIA

CASSIO - COM A MARIA

CLAUDIO TANGO

CLAUDIO  TANGO

DISON - NA CANELA

DISON - NA CANELA

EDUARTICO - NA CORNETA

EDUARTICO - NA CORNETA

JAQUERIDO - COMBUSTIVEIS

JAQUERIDO - COMBUSTIVEIS

CLICK NA IMAGEM fotos PORTO DE CIMA



O TIME VENCEDOR DA SEMANA

CLICK NA FOTO

click fotos do jogo

CLICK NA FOTO


CLICK - FOTOS DE PORTO DE CIMA

click na imagem

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

RECONTANDO

No inverno de 1989, no Bairro de Vila Izabel , em Curitiba, o Proálcool iniciava sua grande trajetória. Sonho de jovens saindo da adolescência que tinham em sua mente apenas uma coisa, diversão. E nesse mesmo improviso costumeiro, Zinho e Naylor inscreveram o time montado nos últimos instantes para o Campeonato de Areia do BECA. Esse local era o antigo celeiro de jogadores para os times profissionais de Curitiba. Da mesma forma escolheram o nome “Proálcool”, para o que seria no futuro, a eterna lenda dos campeonatos da vila. Naylor, Zinho, Piná e Julinho tinham que escolher a camisa para essa competição e foram a uma loja tradicional de materiais esportivos - Fedato - para eternizar o primeiro manto, mas como vocês podem imaginar, nesse período, todos nós éramos duros, e por isso tivemos poucas opções de escolha, e com a aprovação surpreendente de um flamenguista roxo, Zinho, escolhemos a camisa cruz maltina, que era por coincidência a mais barata. Todos os times adversários eram formados por amigos e conhecidos da região, e por isso, tínhamos um motivo especial para provar a supremacia do nosso futebol. O primeiro elenco era uma mescla da nossa panelinha da Vila: Piná, Naylor, Zinho, Julinho com colegas de trabalho e faculdade: Dinho, Rochinha, Marquinho e Afife. É muito bom relembrar as histórias dessas grandes batalhas, e elas não estão apenas em nossas memórias, mas estão ainda lá, no Beca, misturada com a areia, com o suor e com o sangue de cada um de nós. Lá o território a ser conquistado não era retangular, como todas as quadras esportivas que conhecíamos, sua área não era simplesmente lado vezes altura...era muito mais difícil... era muito mais simples ocuparmos todos os espaços e dividirmos a bola com os pés, solas, tornozelos e também com os postes de iluminação, estrategicamente colocados nas laterais do campo. Perdemos apenas um jogo no Beca, justamente o primeiro em 3 campeonatos, e foi justamente essa derrota que nos ensinou que apesar de nos conhecermos por mais de 10 anos precisaríamos de algo mais...Esse algo a mais não eram apenas chopps da Brahma no Alemão e cervejas com os batuques nos bares da Vila, era compreendermos a limitações técnicas e físicas de cada um. E foram assim nos três campeonatos: brigas, risos, piadinhas e apelidos muitas vezes sem explicações. O tempo passou e provar que realmente nosso grupo era o melhor já não tinha a mesma importância e quando mais uma vez passávamos com a taça entre olhares baixos e os sussurros dos incrédulos, exibiamos não só a nossa conquista mas também mostrava a nossa união.
Mas nesses campeonatos conquistados não ficaram apenas as taças de latão e medalhas ocas...ficaram para sempre as amizades feitas dentro das quatro linhas e também as feitas fora do jogo, muitas delas feitas nas grades enferrujadas do BECA, onde todos ficávamos pendurados com os olhos fixos na bola e outra na Skol. E foi assim que descobrimos que em lugar nenhum de Curitiba haviam pessoas tão folclóricas como: Alô, Maé, Zico, Jorjão, Choco, e tão exóticas como: Valmor, Ademar, Guinho, Paulão, J. Maria, Kutimi, Guiná, Pio, Vica, Pedro Tana, Os borracheiros, Lito com seu jeito diferente de se expressar... Pois é, talvez venha daí a minha amargura, quando passo pela rua Tamoios e vejo os senhores grisalhos utilizando aquele espaço para longas partidas de bocha em um silêncio quase fúnebre, isso faz ferver minha alma e revivo tudo o que passei ali os gritos de gol, os fogos de artifícios, os batuques de um samba de Noel, as cervejas tomadas com o gozo das vitórias e também o simples prazer de competir. Com o tempo e as conquistas consecutivas, o nosso Glorioso agregava a cada dia mais simpatizantes e atletas, outrora adversários, mas agora aliados com apenas um ideal, de ser cada vez mais forte. O número de atletas faziam com que o -Carlão- buscasse novos horizontes, e a sua decisão que para muitos era um passo muito grande veio depois a se confirmar quando estreamos em um jogo de futebol de campo no Santa Quitéria, vencendo uma equipe já experiente nesse piso com dois gols de Camelo. Chegava então a nossa maturidade com tantas conquistas mas também cresciam nossas responsabilidades que dividíamos nas reuniões quase que diárias no Bar Ponte Preta (Ademar in memorian). Quando nossa primeira sede fechou, fomos recebidos como filhos pela tia Célia, em seu estabelecimento, e foi ali que redigimos a primeira ata, assinada pelos, na época, alunos de direito Naylor e Eduardo Mãos de Tesoura. O destino também marcou o Proálcool nesse bar com a escolha da nova camisa, de uma maneira quase surreal, quando um vendedor mascate em pleno século XX, tinha no meio de suas tranqueiras muitas camisas de futebol na sua maioria de clubes estrangeiros, mas foi só uma que nos chamou a atenção, a do Internacionale de Milão, utilizando o padrão tricolor - azul roial, preto e branco. Nesse dia ele tinha apenas uma peça, então ficamos ansiosos quando ele disse que traria mais 15 camisas no próximo mês justamente para estrearmos no Clube Mercês.
Bem o Clube Mercês foi um capítulo a parte na nossa história, foi lá a nossa casa durante uma década, e todos nós teremos pelo menos uma história pra lembrarmos. E elas não se restringiram apenas nas vitórias no futebol de campo, nem no Tri Campeonato do torneio do Trabalhador, lá fizemos também festas de casamento, aniversários, separação, despedidas de solteiro e outras, não muito convencionais. Não podemos também nos esquecermos do heróico Título no suição em Shangrillá, e como foi bom "desmoralizarmos" os boleiros locais e também um time de mascarados, que na época, eram tetracampeões paranaense de futebol profissional (Saulo, Adoilson, Edinelson...). Como podem notar esse é apenas um breve resumo de nossa história, ainda estou aguardando que todos vocês relembrem de fatos não mencionados, porque oque faço não é para mim ou para poucos, nossa história é uma lição de vida, é uma vida, o Proálcool é de todos.

Nenhum comentário:

PROALCOOL - O HOMEM VOLTANDO A SUA ESSÊNCIA - AO BARRO - CLICK NA IMAGEM

click na imagem e veja as fotos do 20° aniversário do Proácool

PROALCOOL - CAMISA 1989 - 2009

PROALCOOL - CAMISA 1989 - 2009

LENDA DO PROALCOOL

LENDA DO PROALCOOL
NA FOTO ACIMA A ESQUERDA O SAUDOSO EDSON QUE SEMPRE NOS ACOLHIA EM GUARATUBA COM SUA INSEPARÁVEL CACHAÇA COM LIMÃO. A ESSÊNCIA DO PROÁCOOL É EXATAMENTE ESSA, ACOLHER OS AMIGOS, PRESERVAR ESSE RELACIONAMENTO FEITO DURANTE NOSSA TRAJETÓRIA NA TERRA. FICA PROVADO QUE O FUTEBOL E TAMBÉM AS CERVEJAS APÓS O JOGO FORAM DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSES POUCOS 20 ANOS, E ESSE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO QUE NOTICIOU, COBROU, ELOGIOU E SACANEOU NOSSOS AMIGOS CONTINUARÁ AQUI, AGREGANDO AINDA MAIS AMIGOS E INCOMODANDO MUITOS DELES COM NOSSO JORNALISMO ESPORTIVO CONTUNDENTE.
















PRA QUEM NÃO FOR JOGAR BOA PESCARIA

PRA QUEM NÃO FOR JOGAR BOA PESCARIA

OS BENEFÍCIOS DA PESCARIA.

No trânsito congestionado, eu na pilha, sempre lia adesivos nos carros a frente: “Tá estressado? Vá pescar!” Achava um absurdo, me imaginava na beira de um rio esganando os peixes ao invés de pescá-los...para mim tudo isso era balela de bebuns que queriam ficar distantes de suas esposas. Mas nesse final de semana descobri que a pesca é excelente, para o Proálcool pelo menos, com essa atividade paralela de alguns de nossos atletas podemos trazer novos jogadores para posições chaves. E ficou provado que em um time de boleiros tem que ter a mescla, dos jovens com os veteranos, dos craques com os pernas de pau, dos malucos com os caretas, da cerveja com a porção de picanha. Tirando toda a irônia acima escrita quero dizer que sentimos falta das ranhetices de Piná e Pedrão, mas no campo de jogo eles provaram que como jogadores são excelentes pescadores.
março/2009


MAIS UMA VEZ PROVADO

MAIS UMA VEZ PROVADO

LINHA PASSEIO PROÁCOOL

LINHA PASSEIO PROÁCOOL

CAMISA COMEMORATIVA

CAMISA COMEMORATIVA

GRIPE SUÍNA - NA FALTA DE MÁSCARAS PODEMOS USAR SUTIÃ EG

GRIPE SUÍNA - NA FALTA DE MÁSCARAS PODEMOS USAR SUTIÃ EG

TATA O UNICO IMUNE A GRIPE

TATA O UNICO IMUNE A GRIPE

SÓ GENTE BONITA NOS 35 ANOS DE RUBINHO

SÓ GENTE BONITA NOS 35 ANOS DE RUBINHO

CLICK E VEJA NOSSA EQUIPE DE TRILHA - APAVORANDO AS VOVÓS NAS CHACARÁS

ORGULHO DO FUTEBOL CURITIBANO

ORGULHO DO FUTEBOL CURITIBANO
EM CIMA ESQ P/ DIR: Lucas - Paulo - Cássio - Carlão - Piná - Naylor - Marcelo - Eduardo - D'küllis - Egon - Betinho - Marcelo - Tatá - Nica - Toni - Cristiano - Zinho - Julinho - Pedrão - Camelo - Gustavo - Tiago - Vinícius - Djalma - Jacaré - Claudinho - Rubinho - Alaor - Nelson - Dupas - Thiago

TATÁ NUM PASSEIO COM A GAROTADA

TATÁ NUM PASSEIO COM A GAROTADA

NÃO HÁ OQUE TEMER!

NÃO HÁ OQUE TEMER!

1 BARREIRO + 1 COCA= TUBÃO DO TATÁ

1 BARREIRO + 1 COCA= TUBÃO DO TATÁ
ISSO SIM QUE É SAÚDE ELÁSTICA

PRA VARIAR NÃO SABEMOS AONDE É O JOGO

PRA VARIAR NÃO SABEMOS AONDE É O JOGO

FERIADO É NA CASA DOS AMIGOS

FERIADO É NA CASA DOS AMIGOS

COM UM TIME MAIS JOVEM NA FRENTE O PROÁLCOOL SE SOLTOU...

COM UM TIME MAIS JOVEM NA FRENTE O PROÁLCOOL SE SOLTOU...

NÃO SE ENGANEM, ESSE NÃO É O SANTOS DE 1969

NÃO SE ENGANEM, ESSE NÃO É O SANTOS DE 1969
PROÁCOOL EM BALSA 15 DE MAIO

PROÁLCOOL NO GANCHINHO

PROÁLCOOL NO GANCHINHO
obrigado pelo almoço Julio

PROÁLCOOL X MISTO

PROÁLCOOL X MISTO

EMPATE EM BALSA NOVA 0X0

EMPATE EM BALSA NOVA 0X0

MOMENTOS PARA ESQUECER

MOMENTOS PARA ESQUECER

Proácool 1 x 1 Estrela Azul

Proácool 1 x 1 Estrela Azul
Paulo, Cássio Piradaço, Duardo, Camelo, Vinicius Guiná, Djalmalis, Tiago, Jacaré, Piná chapeuzinho, Gustavo goleiro do Jr, Egon, Klank, Carlão, Nica, Tatá, Argentino e Hijo del Claudiño - o garotinho Eguinho

foto para blog

foto para blog

lances

lances
Goleiro Gustavo nosso goleiro Jr, e Jacaré marcando no 1 p...

lances

lances

Proálcool 3 x 3 Cabana

Proálcool 3 x 3 Cabana
Pedrão, Paulo, Camelo, Tiago, Duardo, Piná, Cássio,Naylor, Carlão, Nica, Tatá Morro do Boi, Djalma com uns negócio estranho, Klank, Argentino

LOST 26 - PERDIDOS EM CAMPO

LOST 26 - PERDIDOS EM CAMPO

PROÁLCOOL NO COMETA

PROÁLCOOL NO COMETA

TOMAROCK VOLVO

TOMAROCK VOLVO
Com 3 de nossos guerreiros compondo o grupo adversário- dá dir p/ esq Gustavo, Jaca e Vinicius

TUDO OQUE VOCE QUERIA SABER DE MODA E TINHA VERGONHA DE PERGUNTAR...

TUDO OQUE VOCE QUERIA SABER DE MODA E TINHA VERGONHA DE PERGUNTAR...

primeiro jogo do ano - PROÁLCOOL 3X0 TOMAROCK VOLVO

primeiro jogo do ano  -  PROÁLCOOL 3X0 TOMAROCK VOLVO
Jacaré, Eduardo, Naylor, Piná, Jhony, Thiago, Pedrão, Pedrinho, Cássio, Carlão, Nica, Egon, Tatá, Rubinho, Djalma.

FEIJOADA DA CIDA CHOPP II

FEIJOADA DA CIDA CHOPP II

FUTSAL GROSSO BOMBANDO

FUTSAL GROSSO BOMBANDO

ESSA COLUNA É PARA ENCONTRARMOS EX ATLETAS DESAPARECIDOS....NOS AJUDEM.

ESSA COLUNA É PARA ENCONTRARMOS EX ATLETAS DESAPARECIDOS....NOS AJUDEM.
ESSA É DO ARQUIVO DO DEKULLIS, SERA Q ELE FOI JUNTO COM O PADRE?

AMIGOS MANDAM IDEIAS PARA CAMPANHA

AMIGOS MANDAM IDEIAS PARA CAMPANHA

ESSA TIRADA NA FEIRINHA DO LARGO DOMINGO

ESSA TIRADA NA FEIRINHA DO LARGO DOMINGO

ESSA IDEIA VEIO DE SP

ESSA IDEIA VEIO DE SP

Seria ele o traveco do Ronaaaaldo

Seria ele o traveco do Ronaaaaldo

HUSENZINHO

HUSENZINHO

CAMELO TEM UMA PISTA

CAMELO TEM UMA PISTA
ZINHO SERIA O SEXTO JACKSON DESAPARECIDO

WALLYZINHO

WALLYZINHO

CLICK NA FOTO

PERSONALIDADES CURITIBANAS NO PROALCOOL

PERSONALIDADES CURITIBANAS NO PROALCOOL
EGUINHO DA RENOVAR

CARLOIL MAN

JULIO CRIST

click na foto

Proácool campo Sta Quiteria dez 2008 - 3x0

Proácool campo Sta Quiteria dez 2008 - 3x0
Jacaré, Carlão, Djalmalis, Camelo, Duardo, Piná, Pedrão, Cássio, Toni, Nerso, Argentino, Nica e Tiago

2008 - Orleans

2008 - Orleans
- Beto, Jacaré, Klank, Nerso, Carlão, Djalmalis, Horroroso, Pina, Alcantre, Cassio, Argentino, Tata, Tiago, Julio e Pedrao

PRIMEIROS TRAÇOS -

PRIMEIROS TRAÇOS -

ESTADIO DO PARANÁ CLUB

ESTADIO DO PARANÁ CLUB
PINA, CASSIO, NERSU, CARLÃO, DUARDO, DJALMALIS, GAUCHO, DUPAS, HORROROSO embaixo XULINHO, PEDRÃO, TATA, ALAOR, EGON, NICA, ZINHO E CLAUDIO ARGENTINO as crianças LUCAS, JUNIOR, LAIS, EGUINHO, GUSTAVO, ZINHOINHO 1 E 2, CLAUDINHO JR.

de quem seria a alma perdida...do Mussum?

de quem seria a alma perdida...do Mussum?
foto tirada em 1992 no PRIMEIRO CAMPEONATO CONQUISTADO No Clube Mercês - Jaime Pé de Pano, Rochinha, Beto, Max, Marcelo, Alma Penada, Piná, Pedrão, Duardo, Camelo, Zé uva, Tatá, Zinho, Vento, Egon e Cássio

PINHEIRÃO E A NATA "AZEDA" DO PROALCOOL

PINHEIRÃO E A NATA "AZEDA" DO PROALCOOL
MARCELO CAÇAPA, DEKULIS, DUDU MÃOS DE TESOURA E BETO A LENDA

Foto tirada em 1994, no Estádio Pinheirão em Curitiba

Foto tirada em 1994, no Estádio Pinheirão em Curitiba
Dudu, Betinho,Luiz,Carlão, J. Renato, Marcelo, Camelo, Naylor, Carranca, Zinho, Alaor, abaixo Mauricio, Cassio, Sandro, Tata, Egon, Milico, Nica - foto Ademir ao fundo Jaspion

BICAMPEAO - CLUBE MERCÊS 1994 - CAMELO, NICA, CASSIO, MILICO, PINÁ, MAURICIO, BETO, ABAIXO MARCELO, DEKULIS, NAYLOR, ZINHO, ALAOR, EGON, JACARÉ E TATÁ

1992 - o timaço do Proálcool e seus engradados inseparáveis

1992 - o timaço do Proálcool e seus engradados inseparáveis

DEPOIS DE 20 ANOS - NOTA-SE QUE O SUCO DE CEREAL FEZ EFEITO

DEPOIS DE 20 ANOS - NOTA-SE QUE O SUCO DE CEREAL FEZ EFEITO

CAMPEÕES 3 X SEGUIDA NO BECA - ATLETAS PINA NAYLOR E ZINHO

CAMPEÕES 3 X SEGUIDA NO BECA - ATLETAS PINA NAYLOR E ZINHO
E AS FIGURAS ILUSTRES DA VILA IZABEL CACHAÇA E PIO

Poltergeist o nosso freguês no Beca

Poltergeist o nosso freguês no Beca
Hoje a maioria deles defendem a camisa Proalquiana: Nica, Alexandre, Mauricio, Milico, Pedro Tana, Junior, Egon, Toni e Julio

ALEXANDRE PAGANDO APOSTA P/ ZINHO

ALEXANDRE PAGANDO APOSTA P/ ZINHO

AQUI O FALECIDO PRONTO PRA MAIS UMA ENTORTADA - DUPAS NA MARCAÇÃO

AQUI O FALECIDO PRONTO PRA MAIS UMA ENTORTADA - DUPAS NA MARCAÇÃO

E TUDO COMEÇOU ASSIM

E TUDO COMEÇOU ASSIM
TIMES DE 1989 E 1990